Tratamento de Canal

O tratamento endodôntico, consiste no tratamento da polpa do dente. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento.

COMO EU SEI QUE PRECISO DE TRATAMENTO DE CANAL?

Apesar da dor dentária ser um grande indicativo para o tratamento de canal, ele não é a única razão para tal.

Algumas razões são:

• Trauma Dental
  • Recorrente abscesso na gengiva
  • Sensibilidade prolongada do dente
  • Cor alterada do dente
  • Necessidade de tratamento protético
  • Cárie profunda

Em muitos casos, a dor aguda pode acontecer e passar, porém, se houver necessidade  de tratamento endodôntico e este não for realizado, podemos ter um abscesso, que é um problema pior e pode progredir para quadros mais sérios de saúde.

Portanto, apesar de não sentirmos dor nos dentes, podemos ter sérios problemas, onde somente o dentista poderá realizar o melhor diagnóstico tratamento.

O TRATAMENTO DE CANAL É DOLOROSO?

O procedimento é feito sob anestesia local, portanto a sensação de dor diminui bastante e some.

Pode existir algum desconforto após o tratamento ser realizado, nesse caso é administrado um medicamento.

EM QUANTAS CONSULTAS É FEITO O TRATAMENTO DE CANAL?

Na maioria dos casos apenas uma consulta é necessária para realizar o completo tratamento de canal.

Em outros casos, quando se tem uma infecção maior, com presença de pus é necessário mais de uma consulta para realizar a completa descontaminação do dente.

QUAL A ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO ENDODÔNTICO?

A única alternativa seria a remoção do dente. Porém, isso pode gerar problemas graves para a correta mastigação e oclusão.

Se o tratamento correto não for feito pode-se ter infecção aguda, com presença de pus e reabsorção óssea ao redor do dente.